Artigo Revisado por pares

Vygotski: para além da Psicologia Cognitiva1

2006; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Inglês

ISSN

1980-6248

Autores

Yves Clot,

Tópico(s)

Social Representations and Identity

Resumo

O texto propoe uma reinterpretacao da teoria historico-cultural de Vygotski, defendendo a ideia de que a contribuicao do pesquisador russo nao se limita nem ao terreno da Psicologia Cognitiva, nem tampouco ao da Psicologia do Desenvolvimento, pois sua preocupacao foi a elaboracao de uma Psicologia Geral. Para tanto, o texto aponta, como fundamentais, aspectos tratados por Vygotski que sao, com frequencia, relegados a um plano secundario e/ ou esquecidos pelos estudiosos desse assunto, a saber – os conflitos, as paixoes e o inconsciente. E, portanto, nessa nova perspectiva, que os grandes temas da Psicologia – a linguagem, a mediacao, a subjetividade, as relacoes entre afeto e conceito e entre desenvolvimento e aprendizagem – devem ser compreendidos e abordadosAbstract: This text proposes a reinterpretation of Vygotsky’s cultural-historical theory, arguing that this Russian researcher’s contribution is not limited to the sphere of cognitive psychology or developmental psychology, for his main concern was the elaboration of a general psychology theory. To accomplish this aim, this text points at some aspects which were discussed by Vygotsky as being fundamental, but frequently demoted to a secondary plan and/or forgotten by scholars: the conflicts, the passions and the unconscious. It is, thus, in this new perspective that the great themes of psychology – language, mediation, subjectivity, the relationship between affect and concept, and between development and learning – should be understood and approached.Key words: Cultural-historical. Psychology. Consciousness. Unconscious. Emotions

Referência(s)