Artigo Produção Nacional

Using Kanban in Outsourced Government Projects of Management Maintenance Demands: a Descriptive Research

2016; Volume: 13; Linguagem: Português

10.5748/9788599693124-13contecsi/ps-4204

ISSN

2448-1041

Autores

Jads Victor Paiva dos Santos, Rejane Maria da Costa Figueiredo, Ana Paula Vargas de Noronha, Elaine Venson,

Tópico(s)

Public Procurement and Policy

Resumo

O manifesto ágil publicado em 2001 permitiu o surgimento de novas metodologias de manutenção e de desenvolvimento, menos engessadas e mais dinâmicas. É possível citar como exemplos o Kanban e o Scrum . Estes dois frameworks têm como princípios a entrega constante do produto e a participação ativa do cliente no processo. O Kanban e o Scrum podem e devem ser adaptados às necessidades específicas da organização. O processo de gestão de manutenção de software é diferente do processo de desenvolvimento e, entre as singularidades do primeiro, destaca-se o fato de que ele precisa de uma maior flexibilidade para agregar as mudanças frequentes das demandas e da sua implementação. O Quadro Kanban foi usado para auxiliar o processo de gestão de demandas, permitindo otimizar o fluxo de trabalho e definir iterações, sem limite de tempo, o que possibilita mudanças nas demandas de acordo com a aceitação da instituição. Este trabalho apresenta um estudo de caso de uma agência do governo federal brasileiro para a qual foi definido um processo de gerenciamento de software para demandas de manutenção, utilizando o Quadro Kanban . Esta pesquisa é classificada como descritiva. Um dos procedimentos técnicos foi a pesquisa em duas instituições públicas que implementaram o Kanban . A principal contribuição deste trabalho é mostrar um exemplo de como o Kanban pode ser adaptado para gerenciar solicitações de manutenção de software em agências governamentais, em cujo processo há o envolvimento de empresas de terceirização.

Referência(s)