Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O brincar como elemento de inclusão de crianças caracterizadas com transtornos do espectro autista

2016; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL; Volume: 7; Issue: 19 Linguagem: Português

10.26514/inter.v7i19.1061

ISSN

2177-7691

Autores

Maria Luzia da Silva Santana, Marcelo Máximo Purificação, Ana Paula Pertussati Teperino, Izabel Cristina Taceli, Teresa Pessôa,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Esse estudo almeja contribuir com o (re) visitar do brincar como instrumento de inclusão escolar, tem o objetivo de problematizar especificamente o brincar de crianças autistas como elemento que pode ser constituinte de uma prática pedagógica inclusiva. A ação de brincar poderá funcionar como estimulador da interação social, imaginação, memória, atenção, linguagem, expressão de pensamentos, internalização de normas e regras sociais, em suma, constitui-se como um elemento da aprendizagem e do desenvolvimento da criança. A prática pedagógica com crianças com transtornos do espectro autista, quando se utiliza o brincar, torna-se mais eficaz, favorecendo a interação infantil com os pares e sua inclusão no contexto educativo. Assim, o brincar surge como elemento possibilitador do desenvolvimento de crianças no processo de aprendizagem e desenvolvimento que merece atenção, principalmente quando se pensa em espaço cultural e social inclusivo de crianças autistas.

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