
RESGATE INCLUSIVO UTILIZANDO IPAD: RELATO DE CASO
2016; Wiley; Volume: 16; Linguagem: Português
10.1111/1471-3802.12350
ISSN1471-3802
AutoresRita de Cássia Ietto Montilha, Tahynnã Péres Macedo, Ana Clara Bitencourt Moraes, Maria Elisabete Rodrigues Freire Gasparetto, Zelia Zilda Lourenço Camargo Bittencourt, Maria Inês Rubo de Souza Nobre,
Tópico(s)Digital Accessibility for Disabilities
ResumoTecnologia Assistiva engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. Descrever o uso do tablet junto a um adolescente com cegueira adquirida, atendido em serviço universitário no Brasil. Trata-se de um estudo de caso. Davi, sexo masculino, 15 anos, encontra-se afastado da escola. Possui diagnóstico de Mucopolissacaridose e, após cirurgia para descompressão medular, apresentou paraplegia e cegueira. Durante as terapias, desenvolveu um blog. Davi possui um Ipad, o qual tem integrado um leitor de telas chamado Voice Over, que possui funcionalidades de acessibilidade. Utilizou também um teclado externo por apresentar dificuldade em manusear a interface touch screen. No decorrer dos atendimentos D. desenvolveu técnicas próprias e não utiliza mais o teclado. A construção do blog favoreceu a autoconfiança e autonomia de David.
Referência(s)