Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

RESGATE INCLUSIVO UTILIZANDO IPAD: RELATO DE CASO

2016; Wiley; Volume: 16; Linguagem: Português

10.1111/1471-3802.12350

ISSN

1471-3802

Autores

Rita de Cássia Ietto Montilha, Tahynnã Péres Macedo, Ana Clara Bitencourt Moraes, Maria Elisabete Rodrigues Freire Gasparetto, Zelia Zilda Lourenço Camargo Bittencourt, Maria Inês Rubo de Souza Nobre,

Tópico(s)

Digital Accessibility for Disabilities

Resumo

Tecnologia Assistiva engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. Descrever o uso do tablet junto a um adolescente com cegueira adquirida, atendido em serviço universitário no Brasil. Trata-se de um estudo de caso. Davi, sexo masculino, 15 anos, encontra-se afastado da escola. Possui diagnóstico de Mucopolissacaridose e, após cirurgia para descompressão medular, apresentou paraplegia e cegueira. Durante as terapias, desenvolveu um blog. Davi possui um Ipad, o qual tem integrado um leitor de telas chamado Voice Over, que possui funcionalidades de acessibilidade. Utilizou também um teclado externo por apresentar dificuldade em manusear a interface touch screen. No decorrer dos atendimentos D. desenvolveu técnicas próprias e não utiliza mais o teclado. A construção do blog favoreceu a autoconfiança e autonomia de David.

Referência(s)