Artigo Produção Nacional

A adoção da estratégia de enfoque em diferenciação: O caso do vinho Kosher no mercado brasileiro

2015; Volume: 14; Issue: 3 Linguagem: Português

ISSN

2674-5895

Autores

Paulo Fernando Pinto Barcellos, Ana Paula Graciola, Suélen Bebber, Felipe Luís Mandelli, Gabriel Sperandio Milan, Deonir De Toni,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

A estrategia de enfoque em diferenciacao implica na oferta de um produto que seja considerado unico aos consumidores. A certificacao de produtos «Kosher», com base nos regimentos religiosos, garante processos rigorosos para a producao dos alimentos para os judeus. Desde os rituais pagaos da Antiguidade, esta cultura emergiu e continua a se estender ate a atualidade, com a proibicao do povo judeu de consumir vinho produzido e manuseado por pessoas nao judias. O objetivo do estudo foi identificar os aspectos positivos da estrategia de enfoque em diferenciacao em uma empresa vinicola do Vale dos Vinhedos, Brasil, a partir da producao do vinho «Kosher». Para tanto, foi realizado um estudo de caso unico, com entrevistas individuais em profundidade, para posterior analise e interpretacao dos dados. Os resultados apontam que a estrategia com enfoque em diferenciacao, utilizada desde a fundacao da empresa, e percebida como diferencial da vinicola ao atingir seu publico-alvo restrito e exigente, que esta disposto a pagar mais em troca de um produto distinto.

Referência(s)