
A adoção da estratégia de enfoque em diferenciação: O caso do vinho Kosher no mercado brasileiro
2015; Volume: 14; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
2674-5895
AutoresPaulo Fernando Pinto Barcellos, Ana Paula Graciola, Suélen Bebber, Felipe Luís Mandelli, Gabriel Sperandio Milan, Deonir De Toni,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoA estrategia de enfoque em diferenciacao implica na oferta de um produto que seja considerado unico aos consumidores. A certificacao de produtos «Kosher», com base nos regimentos religiosos, garante processos rigorosos para a producao dos alimentos para os judeus. Desde os rituais pagaos da Antiguidade, esta cultura emergiu e continua a se estender ate a atualidade, com a proibicao do povo judeu de consumir vinho produzido e manuseado por pessoas nao judias. O objetivo do estudo foi identificar os aspectos positivos da estrategia de enfoque em diferenciacao em uma empresa vinicola do Vale dos Vinhedos, Brasil, a partir da producao do vinho «Kosher». Para tanto, foi realizado um estudo de caso unico, com entrevistas individuais em profundidade, para posterior analise e interpretacao dos dados. Os resultados apontam que a estrategia com enfoque em diferenciacao, utilizada desde a fundacao da empresa, e percebida como diferencial da vinicola ao atingir seu publico-alvo restrito e exigente, que esta disposto a pagar mais em troca de um produto distinto.
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