Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

FEMINILIDADE NA GESTÃO: SENSIBILIDADE E SENSUALIDADE NA PERCEPÇÃO DE MULHERES GERENTES EM UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA

2016; Volume: 23; Issue: 2 Linguagem: Português

10.14210/alcance.v23n2.p142-155

ISSN

1983-716X

Autores

Janaína Maria Bueno, Carlos Roberto Domingues, Giovana Bueno,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

RESUMO As organizações são geridas, em sua maior parte, por pressupostos que reforçam a sua masculinidade e nelas, a produtividade, o desempenho, o lucro, a observância, a competência e a competitividade são representações de êxito e daquilo que se espera dos seus profissionais. Por outro lado, a feminilidade carrega em si características como a capacidade de compreender os outros, resolver problemas sem criar conflitos, o jogo de cintura, a emotividade, a flexibilidade, a humanização das relações, a habilidade de cativar os outros, a confusão entre o pessoal e o profissional que podem afetar uma organização de forma positiva ou negativa (CARRIERI et al., 2013). O objetivo deste artigo foi analisar a sensibilidade e a sensualidade femininas na percepção de gestoras em uma instituição financeira. De abordagem qualitativa, a pesquisa constituiu-se em um estudo exploratório com participação de onze gerentes por meio de formulário eletrônico e entrevistas. Os resultados apontam que elas percebem como mais positivos do que negativos os atributos da sensibilidade e da sensualidade no ambiente organizacional. Elas não deixam de apontar, entretanto, que o lado negativo pode prejudicar suas carreiras. Nota-se que, apesar de serem maioria nos cargos de gestão da organização estudada, elas ocupam somente cargos de média gerência. Palavras-Chave: Feminilidade. Sensibilidade. Sensualidade. Mulheres Gestoras. ABSTRACT Generally, organizations are managed by assumptions that reinforce masculinity. In this environment, productivity, performance, profitability, compliance, competence and competitiveness are representations of success and expected professional behaviors. On the other hand, femininity has features such as the ability to understand others and solve problems without creating conflicts, emotionality, flexibility, humanizing relations, the hability to captivate others, and a combining of personal and professional that can affect an organization in a positive or negative way (CARRIERI et al.; 2013). The aim of this study was to analyze the perceptions of women managers working at a financial institution concerning femininity, focusing on two aspects: sensitivity and sensuality. It used a qualitative approach, in na exploratory study with the participation of eleven women managers, who were sent an electronic questionnaire, and interviewed. The results indicate that the women perceive attributes of sensitivity and sensuality in the organizational environment to be more positive than negative. They point out, however, that the negative aspects could be detrimental to their careers. We note that although women occupy most of the managerial positions in the organization studied, they only have middle management positions. Key-Words: Femininity. Sensibility. Sensuality. Women Managers.

Referência(s)