
ANÁLISE DE CLUBE DE CONVERGÊNCIA PARA O MERCADO BRASILEIRO DO MILHO
2015; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português
10.25070/rea.v11i2.220
ISSN2526-5539
AutoresFrancisco José Silva Tabosa, Guilherme Irffi, Christiano Modesto Penna,
Tópico(s)Rural Development and Agriculture
ResumoEste estudo teve como objetivo analisar o processo de convergência depreços no mercado brasileiro do milho, empregando a metodologia de análise de sériestemporais de Phillips e Sul (2007). Os resultados mostraram que os preços do milho nãoestão convergindo para um determinado nível comum. Entretanto, a análise sugeriu aformação de dois clubes de convergência, com duas unidades transversais divergindopor completo. O primeiro clube é formado pelos mercados de Mogiana/SP, Cascavel/PR, Chapecó/SC, Carazinho/SP, Rondonópolis/MT e São Paulo/SP. Já o segundo grupoé formado pelos mercados de Campo Grande/MS, Uberlândia/MG, Maringá/PR, PontaGrossa/PR e Rio Verde/GO, enquanto os mercados de Campinas/SP e Porto Alegre/RSnão convergiram para nenhum dos clubes.
Referência(s)