
A descentralização da educação pública no estado de São Paulo e um breve estudo de caso do município de Vinhedo
2003; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
1980-6248
Autores Tópico(s)Rural Development and Agriculture
ResumoPretende-se, aqui, mostrar, em linhas gerais, o processo historico e atual de descentralizacao da educacao publica no estado de Sao Paulo, no periodo entre 1983 a 2000, enfatizando-se os procedimentos adotados no municipio de Vinhedo para viabilizar esta politica. A analise foi feita de forma quantitativa e qualitativa, observando-se de maneira geral as politicas de descentralizacao, em especial da educacao, desde a esfera federal, passando de forma mais detalhada pelo estado de Sao Paulo e culminando em um breve estudo de caso municipal a partir da cidade de Vinhedo. O estudo de caso foi feito com uma breve analise no municipio de Vinhedo, mostrando suas experiencias, seu processo de implementacao da municipalizacao e algumas entrevistas com atores importantes nesse processo. Tal estudo nos pareceu interessante, pois Vinhedo e uma das primeiras cidades brasileiras a tomar a decisao politica de municipalizar completamente a educacao ate onde a lei permite, ou seja, todo o ensino fundamental, arcando com todo o onus dessa atitude. Para um maior esclarecimento ao leitor que porventura queira saber mais sobre o assunto, devo dizer que este artigo e parte integrante de minha dissertacao de mestrado, que sera apresentada no Instituto de Economia da Unicamp.Abstrad:This article intends to show, in general terms, the historic and present process to decentralize public education in the state of Sao Paulo, from 1983 to 2000, with special attention to the case of the city ofVinhedo. The analysis was performed qualitatively and quantitatively, observing the polities of decentralization, specialy in education, in the federation, with more detail in the state ofSao Paulo, and finally in a brief analysis of the city of Vinhedo. In the specific case of Vinhedo, the experiences and the process of municipality implementation were shown, together with interviews ofimportant actors in this processoThis specific study seemed to be interesting as this city was the fim in Brazil to make the politic decision ofimplementing this idea in every school. This study is part of my Master Degree to be presented in the Economics Institute at the State University of Campinas.Key-words: Education. Municipality. Decentralize. Decrease ofbureaucracy
Referência(s)