
Orientação para o Mercado em Organização sem Fins Lucrativos
2016; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português
10.20946/rad.v18i2.21112
ISSN2178-0080
AutoresCélia Vicente, Fabíola Loyola Provedel Toscano, Emerson Wagner Mainardes, Sarah Venturim Lasso,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO objetivo deste estudo foi entender o grau de orientação para o mercado em uma instituição brasileira sem fins lucrativos. A metodologia empregada foi uma pesquisa por e-mail institucional com 141 funcionários. O instrumento de coleta de dados foi elaborado utilizando-se a escala MARKOR (KOHLI; JAWORSKI; KUMAR, 1993). Os resultados constataram uma boa capacidade de geração de informações de mercado e mediana capacidade de resposta. A disseminação de informações de mercado dentro da organização ficou abaixo das expectativas. O desafio atual dos gestores é oportunizar a melhoria da disseminação interna das informações recolhidas junto ao mercado, coordenando, assim, uma melhor resposta a sociedade, viabilizando a perpetuidade da instituição.
Referência(s)