
Os caminhos da educação ambiental nos desenhos de animação: histórias contadas pelas crianças sobre o filme “Rio” Environmental education paths in animation movies: stories told by children about the movie “Rio”
2016; Volume: 33; Issue: 1 Linguagem: Português
10.14295/remea.v33i1.5382
ISSN2318-4884
AutoresCarolina Alves Gomes de Oliveira, Shaula Maíra Vicentini de Sampaio,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoEste estudo buscou investigar, sob a perspectiva dos Estudos Culturais, como o contato com os filmes de animacao produz significados sobre a relacao ser humano- natureza nas narrativas dos alunos e como estes significados relacionam-se com as propostas da Educacao Ambiental. O filme “Rio” foi escolhido por trazer imagens sobre a cultura e a paisagem locais e por levantar temas como a preservacao das especies. As oficinas tiveram como intuito observar a identificacao das criancas com as visoes do ambiente e das praticas culturais, exibidas pelo filme. Os estudantes retrataram paisagens naturais, posicionaram-se a respeito dos comportamentos dos personagens e narraram historias, mesclando elementos do filme com tracos de suas proprias experiencias culturais. As relacoes ser humano- natureza apareceram sutilmente nas historias, entrelacadas a aspectos eticos, culturais e esteticos.
Referência(s)