Artigo Produção Nacional

O imaginário nos movimentos do corpo e da memória: a atualização do mito do duplo em Cisne Negro

2016; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2763-9398

Autores

Elza Kioko Nakayama Nenoki do Couto, Lorena Araújo de Oliveira Borges,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de apresentar como o mito do duplo e atualizado no filme Cisne Negro (2010), de Darren Aronofsky. Para tanto, nos sustentaremos no aporte teorico de Bergson (1999) e da Antropologia do Imaginario (DURAND, 1983, 1996, 1997, 1998). Nosso corpus de analise foi limitado a duas imagens publicitarias do filme, bem como no enredo desenvolvido ao longo da trama – sem o qual as imagens nao poderiam ser interpretadas. As imagens foram divulgadas juntamente com o longa e retratam, respectivamente, o cisne branco e o cisne negro. A partir delas, classificamos as imagens que, dinamizadas pela memoria, presentificam-se na historia de Cisne Negro e captamos, a partir delas, as possiveis ressonâncias miticas do mito do duplo. Palavras-chave: Corpo. Memoria. Imaginario. Mito do duplo. Cisne Negro.

Referência(s)