Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

AUTISMO E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO NO BRASIL

2016; Wiley; Volume: 16; Issue: S1 Linguagem: Português

10.1111/1471-3802.12286

ISSN

1471-3802

Autores

Taís Guareschi, Marcia Doralina Alves, Maria Inês Naujorks,

Tópico(s)

International Relations and Autism

Resumo

No Brasil, a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, promulgada em 2008, reafirma o direito de todos os alunos frequentarem o ensino regular. A partir da publicação dessa política, os dispositivos legais que se seguiram e os demais documentos orientadores passaram a tratar mais especificamente da inclusão escolar dos alunos com autismo, tema deste trabalho. O objetivo desta pesquisa é analisar como o autismo foi sendo nomeado e concebido no campo da Educação Especial, em políticas públicas nacionais e documentos publicados pelo Ministério da Educação no Brasil. Para desenvolver essa investigação utilizou‐se como metodologia a pesquisa documental, tomando como materialidade de análise políticas nacionais brasileiras e documentos orientadores publicados de 1994 a 2013. A análise empreendida é importante para problematizarmos a inclusão dos alunos com autismo, uma vez que esses documentos produzem efeitos nas políticas das instituições escolares e nas práticas pedagógicas para esses alunos.

Referência(s)