
FATORES QUE INFLUENCIAM NA DECISÃO DE COMPRA DE PESCADO NO MERCADO DE PEIXE DE BRAGANÇA - PA
2016; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português
10.18817/repesca.v7i1.1065
ISSN2175-3008
AutoresRafael Christian de Menezes Figueiro, José de Moraes Sousa, Elmecelli Moraes Castro,
Tópico(s)Rural Development and Agriculture
ResumoEm Braganca, a comercializacao do pescado e realizada principalmente na feira livre e no mercado municipal. A grande variedade de produtos e a diversidade nos precos se destacam entre os fatores que viabilizam o mercado e a feira livre como importante canal de comercializacao. Este trabalho tem como objetivo conhecer o perfil, os habitos e as preferencias do consumidor de pescado comercializado no Mercado e Feira Livre do municipio de Braganca-PA e, sobretudo compreender os fatores que influenciam na decisao de compra. Esta pesquisa foi desenvolvida em uma abordagem quantitativa, utilizando-se de estudos bibliograficos, entrevista estruturada e tambem as analises e resultados dispostos graficamente. Conclui-se que a maioria dos consumidores sao do sexo masculino, ganham entre 1 e 3 salarios minimos e que consomem pescado entre 1 e 2 vezes por semana em sua maioria. Os fatores de decisao de compra mais expressivos sao preco, qualidade e higiene juntamente com a preocupacao em consumir alimentos que alem de saborosos, sejam saudaveis. Ficou claro que pesquisas de opiniao podem nao so esclarecer as duvidas dos comerciantes a respeito de seu mercado consumidor como tambem auxiliar na definicao de planos e estrategias de comercializacao que visem a satisfacao dos seus consumidores.
Referência(s)