Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Avaliação da assistência oftalmológica na perspectiva dos usuários

2016; ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SAÚDE COLETIVA; Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/1980-5497201600020015

ISSN

1980-5497

Autores

Andreá Maria Eleutério de Barros Lima Martins, Ariadna Borges Muniz, Marise Fagundes Silveira, Danilo Lima Carreiro, João Gabriel Silva Souza, Efigênia Ferreira e Ferreira,

Tópico(s)

Maternal and Neonatal Healthcare

Resumo

RESUMO: Estimou-se as prevalências da necessidade, do acesso e da insatisfação com a assistência oftalmológica entre os que a obtiveram no último ano; identificaram-se os fatores associados a essa insatisfação. Considerou-se uma amostra probabilística complexa. Conduziu-se análises descritivas, bivariadas e múltiplas com correção pelo efeito de desenho. Dos 2.582 participantes, 76% necessitavam de assistência, dentre os que necessitavam, 82,5% tiveram acesso. Dentre os que obtiveram assistência no último ano, 13,1% estavam insatisfeitos. A insatisfação foi maior entre mais velhos, os que foram andando ou de bicicleta para o local da consulta e os que relataram que foi regular/ruim/péssima: a experiência de ter sido recebido e tratado com respeito, a clareza com que o prestador explicou as coisas e a liberdade que teve para escolher o seu prestador de assistência oftalmológica. A maioria necessitava e teve acesso à assistência. A insatisfação foi baixa. A idade do paciente, o meio de transporte utilizado para chegar ao local da consulta, o relacionamento paciente/profissional e a liberdade de escolha intervêm na insatisfação.

Referência(s)