Genèse de Salomé

2001; Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português

10.3406/item.2001.1198

ISSN

2268-1590

Autores

Almuth Grésillon,

Tópico(s)

Psychoanalysis and Psychopathology Research

Resumo

A critica flaubertiana tem subestimado o interesse da figura de Salomé tal como aparece em Hérodias, um dos Trois Contes. Este artigo propõe-se estudar a génese do conto, mostrando que a escrita da personagem de Salomé se apoia tanto em imagens artísticas (a Salomé dos quadros de Gustave Moreau ; ou a do portico norte da catedral de Rouen), como em imagens da memória autobiográfica (as bailarinas do Egipto). Estas «fontes» visuais, juntamente com a leitura da narrativa do Evangelho segundo S. Marcos, vão alimentar o processo da escrita flaubertiana, funcionando como programas que tinham de ser postos à prova e recheados de carne verbal. Ao sabor do desenvolvimento escriptural, a personagem de Salomé vai-se tornando cada vez mais complexa, até assumir os contornos de um paradoxo : sera ela uma criança indolente, que dança por ordem de sua mãe ? Ou será uma mulher fatal, uma mulher que seduz e que deseja ? A ultima fase da redacção suspende esta contradição interna, ao instalar a personagem na intemporalidade do mito.

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