
Utilizando algumas ferramentas da caixa de Michel Foucault na pesquisa em educação
2016; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português
10.4025/imagenseduc.v6i2.28464
ISSN2179-8427
AutoresIván Gregorio Silva Miguel, Elisete Medianeira Tomazetti,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste texto procura descrever e problematizar a experiência de uma aproximação ao pensamento de Michel Foucault, que foi viabilizada pela necessidade de trabalhar com o discurso do enfoque por competências no ensino médio brasileiro, temática da pesquisa de mestrado da qual este artigo é fruto. Nesta escrita faremos uma primeira aproximação a alguns dos conceitos e ideias desse autor e discorreremos sobre como tentamos nos apropriar de tais ferramentas conceituais para desenvolver nosso problema de pesquisa, que se perguntava quais os fatores que fizeram com que o discurso do enfoque por competências fosse colocado num jogo de verdade no campo da educação posicionando-o como verdadeiro. O objetivo deste exercício não é oferecer uma receita sobre como realizar uma primeira abordagem da obra de Michel Foucault, senão apresentar alguns traços do nosso trabalho, que possam, talvez, ser utilizados como ponto de partida para pesquisas que pretendam observar outras problemáticas inspiradas pela perspectiva desse autor.
Referência(s)