Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

PROGRAMA DE ATENÇÃO AO ALUNO PRECOCE COM COMPORTAMENTOS DE SUPERDOTAÇÃO: UMA PROPOSTA DE ENRIQUECIMENTO EXTRACURRICULAR

2016; Wiley; Volume: 16; Linguagem: Português

10.1111/1471-3802.12263

ISSN

1471-3802

Autores

Clarissa Maria Marques Ogeda, Ketilin Mayra Pedro, Rosilaine Cristina da Silva, Bárbara Amaral Martins, Fabiana Oliveira Koga, Miguel Claudio Moriel Chacón,

Tópico(s)

Health, Education, and Aging

Resumo

Dentre os alunos da Educação Especial encontram-se aqueles com precocidade de comportamentos de superdotação1, os quais possuem necessidades educacionais especiais que requer atenção especializada nos sistemas de ensino. No entanto, a identificação e o oferecimento de atenção adequada às peculiaridades desses educandos ainda é incipiente no sistema educacional brasileiro. Quando um aluno se destaca pelo bom desempenho, este passa a ser visto como um ótimo aluno, no entanto, tal reconhecimento não acarreta oportunidades de desenvolvimento das suas potencialidades. Pesquisas evidenciaram a pouca atenção para com esses alunos e a precariedade dos serviços especializados destinados a eles. É importante estarmos atentos aos perigos que emanam da negligência em relação às peculiaridades desses alunos, uma vez que a não identificação e falta de atenção adequada traz consequências negativas a eles. Desta maneira, a partir das preocupações com a educação desses alunos surgiu o Programa de Atenção a alunos Precoces com Comportamentos de Superdotação (PAPCS), um projeto de extensão e pesquisa que articula o ensino, a pesquisa e a extensão com o intuito de favorecer a comunidade acadêmica e as escolas de educação básica. Os trabalhos desenvolvidos no PAPCS seguem os pressupostos teóricos de Joseph S Renzulli e Lev S Vygotsky e tem por objetivo identificar, alunos precoces com comportamentos de superdotação da educação básica, avaliar e oferecer: atenção educacional especializada; orientar e enriquecer os familiares, e criar um espaço para estagiários e bolsistas de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) cujos projetos pesquisam a Precocidade e as Altas Habilidades/Superdotação, além de capacitar professores. O Projeto de Extensão denominado Programa de Atenção a alunos Precoces com Comportamentos de Superdotação (PAPCS) foi idealizado e elaborado para atender a carência na formação dos alunos de graduação em Pedagogia da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) - UNESP, campus de Marília, uma vez que a temática sequer era abordada na grade curricular do curso, bem como na Pós-Graduação Lato Sensu oferecida pelo Departamento de Educação Especial (DEE) da FFC, e no Programa de Pós-Graduação em Educação da FFC. Para atingir o objetivo do Programa de Atenção a alunos Precoces com Comportamentos de Superdotação (PAPCS) as ações tanto de identificação de alunos junto à comunidade, quanto de enriquecimento são planejadas tendo como referenciais teóricos os pressupostos sobre superdotação de Joseph S Renzulli, sobre as funções psicológicas superiores os pressupostos teóricos de Lev S Vygotsky, e as inteligências múltiplas postuladas por Howard Gardner. Em relação Joseph S Renzulli, procuramos identificar alunos que apresentam bom rendimento escolar e/ou talento para artes (música e desenho). Nessas áreas de domínio procuramos observar a existência dos três anéis denominados por Renzulli como: Habilidade acima da média; Envolvimento com a tarefa e Criatividade. Após essa identificação inicial os alunos são avaliados pela equipe técnica do Centro de Estudos da Educação e da Saúde (CEES) nos seus desenvolvimentos cognitivo e pedagógico, e no decorrer das atividades semanais são avaliados pela equipe de trabalho quanto a presença dos três anéis acima descritos, bem como a formação das funções psicológicas superiores designadas por Lev S Vygotsky com: Percepção; Atenção; Memória; Pensamento e Linguagem. As atividades de enriquecimento são sempre pautadas pela maior habilidade apresentada pelo aluno. Temos consciência da limitação que se estabelece ao realizarmos um recorte que prioriza as áreas de domínio intelectual e artística, recorte este que se justifica pela ausência até 2013, no PAPCS, de profissionais de outras áreas como a corporal-cinestésica que exigiria a participação de um Educador Físico, ou mesmo as Artes Plásticas que exigiria a presença de um profissional dessa área, além de outras inteligências descritas por Howard Gardner. Diante do exposto, o objetivo do projeto é identificar, na rede regular de ensino, alunos precoces com comportamentos de superdotação da educação básica, avaliar e oferecer atenção educacional especializada, bem como orientar e enriquecer seus familiares. Com base nos estudos de Joseph S. Renzulli, o Programa de Atenção a alunos Precoces com Comportamentos de Superdotação (PAPCS), coordenado pelo Prof. Dr. Miguel Claudio Moriel Chacon, oferece atenção para estudantes precoces com comportamentos de superdotação e seus familiares, em diversas áreas. A equipe do PAPCS é composta por profissionais das áreas de música, psicologia, pedagogia, tecnologia, filosofia, nutrição, biologia e história, além de contar com apoio de técnicos administrativos e voluntários. O programa oferece atenção semanalmente no período matutino e vespertino, aos estudantes precoces com comportamentos de superdotação e também proporciona oficinas de enriquecimento aos pais e/ou responsáveis dos respectivos estudantes. Os estudantes são encaminhados para o PAPCS via Secretaria Municipal e Estadual de Educação, bem como por demanda espontânea, sendo que nestes casos os familiares percebem a precocidade e comportamentos de superdotação em seus filhos e ao tomarem conhecimento do PAPCS os mesmos realizam o encaminhamento para o programa (PALUDO; PEDRO; CHACON, 2012). Assim que os estudantes chegam ao programa, é realizada uma triagem que conta com medidas objetivas e subjetivas, pelos profissionais das áreas citadas acima. Segundo Reys e Chapela (2010), medidas objetivas são instrumentos com grande rigor técnico e são padronizados, enquanto as medidas subjetivas são entendidas como aquelas que embora não tenham rigor técnico, abarcam informações importantes provenientes dos familiares, professores, amigos, etc. O Quadro 1 apresenta os testes avaliativos realizados no âmbito do programa. Com base nos resultados dos testes avaliativos, as oficinas são organizadas de forma a contemplar as habilidades e interesses de todos os alunos. Em alguns momentos o trabalho é coletivo, por meio de agrupamento por interesse, em outros momentos se prioriza o trabalho individual, sempre tendo um mediador para orientar as atividades. É importante destacar que as crianças não são agrupadas de acordo com a idade e sim de acordo com sua área de domínio, visto que consideramos que a faixa etária não deva ser empecilho na construção de novos conhecimentos, cabendo ao mediador deste processo adequar as atividades de maneira a atender todos os estudantes, estimulando o desenvolvimento de suas potencialidades. Outro aspecto que direciona o planejamento das oficinas, são os temas disparadores, após prévia investigação dos interesses dos estudantes, trabalhamos com aulas passeio, onde visitamos lugares ricos em possibilidades e capazes de instigar a curiosidade dos estudantes e, a partir desses temas, propomos a construção de projetos de pesquisa. Um exemplo dessas aulas passeio foi a visita que realizamos ao laboratório de Anatomia da Faculdade de Filosofia e Ciências-Campus de Marília, na qual os alunos tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o corpo humano, no caso, a temática do corpo humano foi utilizada como tema disparador, após a visitação cada aluno foi estimulado a desenvolver um pré-projeto de pesquisa sobre o tema. O trabalho com os estudantes se dá de maneira interdisciplinar, pois a formação dos profissionais que atuam no PAPCS possibilita um trabalho com contribuições das diversas áreas, como por exemplo, oficinas de Língua Portuguesa com estudo da Música, oficinas de nutrição com inglês, oficinas de História e Filosofia, entre outras, sempre planejadas objetivando o desenvolvimento das habilidades dos estudantes. As atividades de enriquecimento desenvolvidas no programa são avaliadas continuamente, a cada encontro os profissionais mediados pelo coordenador Prof. Dr. Miguel Claudio Moriel Chacon discutem as atividades desenvolvidas, os recursos utilizados, bem como os avanços e dificuldades dos estudantes, essas discussões possibilitam o cruzamento de informações traçando um perfil individual, a fim de possibilitar um direcionamento equitativo das atividades realizadas nas oficinas. Diante das reflexões apresentadas ao longo deste estudo, podemos afirmar que as atividades de enriquecimento são essenciais para o pleno desenvolvimento das potencialidades dos estudantes. O indivíduo pode apresentar certa capacidade natural e potencial para determinada área do conhecimento, no entanto, o que garantirá seu desenvolvimento de fato é a qualidade da mediação e o meio que propicia acesso aos recursos adequados. No caso deste estudo, as oficinas de enriquecimento têm por objetivo promover um meio favorável aos alunos participantes, onde cada pesquisador tem o papel fundamental de mediar de maneira intencional o desenvolvimento das atividades. Cada indivíduo é fruto de suas relações consigo mesmo e com o meio que o cerca e, diante de tudo que se aprende ao longo da vida de maneira mediada, sempre haverá espaço para que alguma coisa seja aperfeiçoada, ou enriquecida. Nesse processo, faz-se necessária a presença de um sujeito mais experiente que cumpra o papel de mediador. Ter conhecimento teórico e as corretas estratégias pedagógicas para mediar a aprendizagem de estudantes tão habilidosos torna-se essencial também para evitar erros metodológicos, o que pode trazer consequências negativas para o processo de ensino-aprendizagem. Consideramos que atender aos alunos de acordo com suas necessidades e habilidades, pressupõe muito mais do que oferecer um ensino de qualidade, faz-se necessário tratar cada um de acordo com suas diferenças de forma a garantir um ensino baseado na equidade. Como discutido anteriormente, os espaços de enriquecimento têm papel fundamental no desenvolvimento de todas as pessoas, e no caso das pessoas com precocidade com comportamentos de superdotação ele é primordial, assim, evidencia-se a necessidade de investimento em projetos de atendimento a alunos precoces com comportamentos de superdotação, para que não se corra o risco de desperdiçar os talentos de nossa nação. Este artigo foi apresentado no 8th Inclusive and Supportive Education Congress – ISEC2015 Lisbon e conta com o financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES), do Conselho Nacional de Pesquisa(CNPQ) e Proex.

Referência(s)