Artigo Acesso aberto Revisado por pares

SINGULARIDADES DE UMA ESCOLA DO FUTURO

2016; Wiley; Volume: 16; Linguagem: Português

10.1111/1471-3802.12242

ISSN

1471-3802

Autores

Cátia Sofia Oliveira da Silva,

Tópico(s)

Education and Vocational Training

Resumo

É na dicotomia Integração/Inclusão que se pode cogitar a atuação da Escola do Futuro. Considerando a Declaração de Salamanca (1992) - que adveio da Public-Law de 74, nos EUA e o Warnock Report de 1978, no Reino Unido - a questão da “Escola para Todos”, assumiu-se como uma obrigatoriedade para os signatários. Em Portugal a evolução foi sentida paulatinamente, apesar dos esforços dos Decretos-Lei n° 319/91 e n° 3/2008. Neste momento é pertinente perceber se há sobreposição da Integração em relação à Inclusão. Seria uma tarefa hercúlea para esta Escola, a criação de condições para que a Educação fosse mais equitativa, tendo em atenção que, o fim último seria ir ao encontro do desenvolvimento das capacidades dos alunos, desenvolvendo portanto, não só as suas potencialidades como procurando torá-los mais felizes e incluídos.

Referência(s)