
A formação docente em geografia: por uma mudança de paradigma científico
2016; COLÉGIO PEDRO II; Volume: 2; Issue: 4 Linguagem: Português
10.33025/grgcp2.v2i4.544
ISSN2358-7067
AutoresVictória Sabbado Menezes, Nestor André Kaercher,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO presente artigo tem o intuito de provocar uma reflexão concernente à formação inicial do professor de Geografia com o enfoque para os saberes docentes e o modelo de formação universitária. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica e uma pesquisa documental visando fundamentar as explicitações teóricas empreendidas. Diante do paradigma dominante na universidade, assentado na perspectiva da ciência moderna, observam-se alguns limites para a formação de educadores capazes de lidar com a complexidade do contexto escolar contemporâneo, como a visão dicotomizada entre teoria e prática, o modelo aplicacionista e a desconsideração do caráter afetivo do trabalho docente. Repensar a formação inicial remete ao questionamento constante sobre a visão de ciência e de ensino predominante em âmbito acadêmico. Portanto, a mudança do paradigma da modernidade para o da ciência pós-moderna constitui um caminho profícuo ao pautar-se na racionalidade prático-reflexiva, na integração entre os saberes, na consideração de incertezas e na articulação entre razão e emoção. Uma formação docente baseada nestes princípios poderá contribuir para o desenvolvimento de um ensino de Geografia com cor e sentido aos educandos.
Referência(s)