Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Vozes do Arroio Pampa e Peri (Novo Hamburgo/RS): a educomunicação como proposta pedagógica para a Educação Ambiental

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

10.34024/revbea.2016.v11.2144

ISSN

1981-1764

Autores

Adriana Backes, Caio Floriano dos Santos,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O presente artigo apresenta o projeto de Educação Ambiental realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Deodoro da Fonseca, com o objetivo de retratar as problemáticas socioambientais (entre elas, a poluição e os alagamentos) vividas pela comunidade escolar, que mora no entorno dos arroios Peri e Pampa, no município de Novo Hamburgo, dando voz aos diferentes atores sociais envolvidos nessa realidade. Como metodologia, utilizamos a Educomunicação, a fim de elaborar um documentário que foi denominado “Vozes do Arroio Pampa e Peri”, produzido pelos alunos e exibido à comunidade, possibilitando o reconhecimento e a problematização crítica da realidade encontrada, ampliando e complexificando o debate, que inclui questões políticas, sociais e de justiça ambiental.

Referência(s)