
Identidade social, mídia televisiva e construção histórico-cultural da memória coletiva: o caso de um movimento sociorreligioso no Brasil
2016; Instituto de Estudos da Religião; Volume: 36; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/0100-85872016v36n1cap04
ISSN1984-0438
AutoresAlexandre de Carvalho Castro, Sérgio Ricardo Gonçalves Dusilek, Clemir Fernandes Silva,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoResumo Este artigo tem como objetivo analisar por que os batistas brasileiros, para preservarem sua identidade social, tendem a esquecer sócio-historicamente o fato de que receberam, via sua mais destacada liderança, a concessão de um canal de televisão no início dos anos 1980. Uma vez que se trata de um processo de esquecimento organizado, o referencial teórico implicado na pesquisa foi o dos estudos de memória social, com dados metodologicamente coletados através de entrevistas e levantamento de fontes documentais. Tal procedimento permitiu constatar que, a fim de reiterar uma identidade social respeitável e calcada nas doutrinas bíblicas, os batistas tenderam a construir uma memória coletiva, nas últimas três décadas, tanto a partir do esquecimento de vinculações com a ditadura militar, quanto do esquecimento de falhas morais apontadas em escândalos midiáticos.
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