Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Ferramentas de qualidade na gestão dos serviços de saúde: revisão integrativa de literatura

2016; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Issue: supl. Linguagem: Português

10.18673/gs.v0isupl..22005

ISSN

1982-4785

Autores

Simone Vasconcelos Galdino, Érica Mariana Borges dos Reis, Christian Boaventura dos Santos, Fábio Pereira Soares, Fernanda Silva Lima, Jaciely Garcia Caldas, Marcella Araújo Costa Ruffeil Piedade, Alcione de Souza Oliveira,

Tópico(s)

Healthcare during COVID-19 Pandemic

Resumo

A adoção de ferramentas da qualidade contribui para o desenvolvimento de um serviço de excelência que antecipa as demandas dos usuários e viabilizam as ações gerenciais, colaboram para a identificação, compreensão e solução de problemas. O estudo objetivou descrever e analisar as referências bibliográficas sobre a importância das ferramentas da qualidade para a Gestão dos Serviços de Saúde.Trata-se de uma Revisão Integrativa, onde se realizou busca eletrônica de artigos publicados em banco de dados eletrônicos da LILACS, BDENF e MEDLINE, no período de 2009 a 2014. Os resultados do estudo evidenciou que as ferramentas da qualidade são importantes instrumentos da gestão da qualidade, e propiciam a melhoria na qualidade dos serviços oferecidos aos usuários, uma vez que apoiam o processo de tomada de decisão e a gestão das políticas de saúde para o SUS. Portanto, o estudo torna-se relevante devido a pouca quantidade de pesquisas relacionadas às ferramentas da qualidade na gestão dos serviços de saúde, também auxiliará os acadêmicos de enfermagem e outros profissionais da saúde, a compreenderem a relevância da adequada utilização destas ferramentas para a gestão da qualidade e melhoria continua dos serviços de saúde oferecidos à população. Descritores: Gestão da qualidade total; Gestão da qualidade; Gerenciamento de pratica profissional; Ferramentas e Auditoria de enfermagem.

Referência(s)