
O conversar como estratégia de formação contínua na tutoria da educação profissional a distância
2016; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 21; Issue: 66 Linguagem: Português
10.1590/s1413-24782016216633
ISSN1809-449X
AutoresFernando Augusto Treptow Brod, Sheyla Costa Rodrigues,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoRESUMO Este estudo propõe uma reflexão valendo-se do conversar dos professores tutores da educação profissional a distância da Rede e-Tec do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, campus Visconde da Graça (IFSul CAVG) sobre o trabalho de mediação pedagógica que realizam na tutoria. Trouxemos, desse conversar, os temas que foram recursivos e os analisamos por meio da técnica do discurso do sujeito coletivo de Lefèvre e Lefèvre. Na análise, sustentamos as interlocuções com os autores Maturana, Lévy, Shulman e Tardif por meio dos conceitos: cultura em redes de conversação, inteligência coletiva, conhecimento pedagógico do conteúdo e formação profissional docente. Os discursos coletivos assinalam para os reflexos ocasionados pela falta de interação entre os professores pesquisadores e os professores tutores e seus impactos no processo de mediação pedagógica.
Referência(s)