
A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM E O FRACASSO ESCOLAR
2016; Wiley; Volume: 16; Linguagem: Português
10.1111/1471-3802.12267
ISSN1471-3802
AutoresLisienne Navarro, Solange Maria Sanches Gervai, Antônia Maria Nakayama, Alice da S. Prad,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoA Educação no Brasil está marcada por discussões que objetivam trazer a luz os motivos que geram o fracasso escolar. As repetências e as evasões ainda marcam as escolas do século XXI, bem como o grande número de crianças encaminhadas a psicólogos e médicos pelos professores, por acreditarem que estas têm algum tipo de problema e esperam uma justificativa para a situação. O fracasso escolar pode ser desencadeado por condições externas ou internas ao indivíduo que contribuirão para o surgimento de dificuldade ou problemas de aprendizagem. Muitos encaminhamentos são resultado de uma visão míope da escola que não leva em consideração o ambiente sócio histórico econômico da criança, situações relevantes no processo de ensino e aprendizagem, bem como a atribuição de sentido e significado ao objeto a ser aprendido. Esta pesquisa objetivou discutir as frequentes queixas escolares apresentadas aos alunos do curso de Pedagogia, de uma universidade situada no Município de Santana de Parnaíba, interior de São Paulo, que desenvolveram um trabalho de acompanhamento de alunos das escolas da microrregião deste município-Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Osasco e Pirapora do Bom Jesus, com uma demanda de mais de 1000 solicitações de atendimento de crianças com idade entre 10 e 15 anos, com um percentual de mais de 50% que não dominam o sistema de leitura e escrita alfabética, sendo 600 do município de Itapevi, de 4° e 5° anos, do Ensino Fundamental. A questão que norteou a pesquisa foi: Qual a influência da escola no fracasso escolar do aluno? Acredita-se que muitos alunos caracterizados como alunos com dificuldade de aprendizagem introjetaram este rótulo, bloqueando assim, seu desenvolvimento no processo de aprendizagem, desencadeando o seu fracasso e a evasão escolar. Para desvendar esta questão foram analisados os relatórios encaminhados pelas escolas e, por intermédio de observações sistemáticas, as quais visaram ao acompanhamento do desenvolvimento destes alunos durante 9 meses. Na discussão da temática acima, esta pesquisa foi subsidiada pelos teóricos Carneiro, Martinelli, and Sisto (2003), Colello (2012) Nakayama (2007) Souza (2007), Paes and Scichitano (2008) e Vygotski (2012), os quais abordam o assunto criticamente. A partir da análise realizada, concluiu-se que as escolas possuem uma força significativa na construção do fracasso e evasão escolar devido à falta de estrutura adequada e consciência dos profissionais da educação sobre a sua atuação, uma vez que, na atualidade, o educando necessita de um ambiente motivador e sedutor para que se desperte o interesse no aprender.
Referência(s)