
A satisfação do beneficiário da saúde suplementar sob a perspectiva da qualidade e integralidade
2016; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 26; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0103-73312016000200010
ISSN1809-4481
AutoresRaphaella Fagundes Daros, Rafael da Silveira Gomes, Fábio Hebert da Silva, Tatiana Coelho Lopes,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoResumo Este estudo teve como objetivo analisar o conceito de qualidade a partir da demanda dos beneficiários da Saúde Suplementar, na perspectiva da integralidade, considerando as relações entre satisfação, assimetria de informação e cuidado em saúde. Foi realizada a análise de uma amostragem de 1.013 e-mails enviados para a Central de Relacionamento da Agência Nacional de Saúde Suplementar de beneficiários da região sudeste, o que resultou na categorização Acesso aos Serviços e Continuidade do Cuidado, com as seguintes subcategorias: Negação; Dificuldade e/ou Imposição de Condicionantes; e Rede de Prestadores Restrita. Os beneficiários enfatizaram aspectos relacionados ao acesso aos serviços e à continuidade do cuidado que explicitam que as estratégias de redução de custos das operadoras têm afetado a qualidade e a integralidade do cuidado. Os relatos apontam que, para além da negação do acesso aos serviços e procedimentos, os beneficiários se vêem diante da restrição da continuidade do cuidado. Os resultados nos colocam o desafio de questionar a estruturação desse setor, cujos contratos se baseiam na definição de um rol de procedimentos e as estratégias de redução de custos se configuram como instrumento de restrição ao próprio direito à saúde, para além do respeito necessário ao direito do consumidor.
Referência(s)