Experiência Metodológica no Ensino da Disciplina Hidrogeologia no Curso de Graduação em Geologia do Centro de Ciências da Universidade Federal do Ceará

2016; AGH University of Science and Technology; Volume: 29; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2353-0782

Autores

José Antônio Beltrão Sabadia,

Tópico(s)

Geography and Environmental Studies

Resumo

O presente trabalho representa uma experiencia de estudo no primeiro Curso de Especializacao em Ensino de Geociencias, realizado pelo Departamento de Ciencias Exatas - Area de Geociencias, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), em convenio com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Originalmente, o “Curso de Especializacao em Ensino de Geologia no Nivel Superior” teve seu inicio em 1979, promovido pelo Departamento de Geologia da Universidade Federal do Para (UFPA), com apoio financeiro da CAPES, tendo como corpo docente os professores da Faculdade de Educacao da UFPA e do Grupo de Ensino em Geologia (GEG, nascido na Universidade de Sao Paulo/USP) e como participantes os professores do citado departamento. O Departamento de Geologia da UFPA manifestou o interesse em realizar especializacao dessa natureza, fundamentada na carencia de formacao didatico-pedagogica dos docentes geologos, nao contemplada por qualquer disciplina no curso de graduacao em Geologia. No contexto nacional essa carencia foi confirmada pelos resultados da pesquisa executada pela Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) com o apoio do MEC (SBG/MEC em 1981) e a necessidade de supri-la manifestada em diversos conclaves da comunidade geologica, especialmente no Simposio Nacional sobre o Ensino de Geologia/SBG de 1982. A partir de 1984, com a contratacao pela UNICAMP de parte dos profissionais do Grupo de Ensino de Geologia (GEG/SP), o Curso de Especializacao (CE) passa a ser ofertado bienalmente pela Area de Educacao Aplicada as Geociencias (AEAG) do Instituto de Geociencias (IG - UNICAMP), contando com a colaboracao do Departamento de Metodologia de Ensino (DEME) da Faculdade de Educacao tambem da UNICAMP, tendo-se transformado em uma atividade permanente com a oferta em 1992. De acordo com o Regimento Interno do Curso de Especializacao de Geociencias (UNICAMP) o curso se destina a graduados em cursos superiores, tendo como objetivo a atualizacao e a melhoria dos conhecimentos em geociencias e metodologia do ensino em geociencias e, na medida do possivel, a obtencao de acesso a novos resultados de pesquisas, passiveis de utilizacao imediata no magisterio de terceiro grau. O primeiro Curso de Especializacao em Ensino de Geociencias oferecido pela Universidade de Feira de Santana (UEFS) em convenio com a UFBA e UNICAMP, teve sua estruturacao elaborada de acordo com o formato atualmente adotado pela UNICAMP, sendo realizado em duas fases de aulas - a primeira de 3/julho a 4/agosto de 1995 e a segunda de 8/janeiro a 9/fevereiro de 1996, ou seja, correspondentes aos periodos de ferias letivas, contando ainda, com uma fase intermediaria (Trabalho Piloto), integralizando sete meses de atividades. A etapa relacionada ao Trabalho Piloto (TP) encontra-se vinculada as disciplinas ministradas pelos docentes participantes do Curso de Especializacao nas suas instituicoes de origem. Consiste de um trabalho teorico-pratico com a finalidade de subsidiar reestruturacoes no processo de planejamento de ensino e substanciar a composicao da monografia a ser apresentada ao final do curso. A citada monografia (TP), neste caso, teve como ponto de partida a Experiencia Metodologica no Ensino da Disciplina Hidrogeologia no Curso de Graduacao em Geologia do Centro de Ciencias da Universidade Federal do Ceara.

Referência(s)