Artigo Produção Nacional

FATORES INFLUENTES NA TOMADA DE DECISÃO DE COMPRA DE INGRESSOS PELO E-CONSUMIDOR

2016; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2178-9320

Autores

Sonia Trigueiro de Almeida, Maria Valéria Pereira de Araújo, Jose Stephany da Cruz,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Dentro do negocio eletronico ha o chamado comercio eletronico, que consiste na venda atraves do uso da internet, pratica que vem crescendo de forma exponencial no mundo inteiro, visto sua eficiencia e eficacia. Atribui-se ao comercio eletronico toda transacao comercial que ocorra atraves do uso da tecnologia da informacao envolvendo o intercâmbio de bens fisicos e nao tangiveis. Defini-se como sendo a compra e a venda de informacoes, produtos e servicos, atraves de redes de computadores. Uma das grandes vantagens do comercio eletronico e a total disponibilidade para os consumidores, ou seja, 24 horas por dia, o que possibilita um melhor aproveitamento do tempo e proporciona maior comodidade ao cliente. O fato de o cliente nao poder tocar, experimentar ou sentir o produto certamente e uma das grandes desvantagens desse tipo de comercio. Um comercio eletronico reconhece na Tecnologia da Informacao (TI) um condutor fundamental para o sucesso. A TI e viabilizadora de criacao de produtos de demanda crescente. Seu carater estrategico ultrapassa, dessa forma, o limite determinado pelas questoes internas e alcanca diretamente expectativas do mercado consumidor, o que aprofunda a necessidade do uso da tecnologia da informacao razoavelmente utilizada. O presente trabalho pretende  verificar o processo decisorio de compra de ingressos para eventos pelos usuarios do comercio eletronico. Trata-se de uma pesquisa exploratoria descritiva e quantitativa na qual os dados foram obtidos atraves por meio de um questionario estruturado, na plataforma na internet o Google Drive . A populacao estudada foram os alunos do curso de graduacao em Administracao da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, constituindo-se assim uma amostra probabilista simples. De acordo com o modelo de comportamento do consumidor de Bamossy e Semenik existem seis etapas no processo de tomada de decisao. O comportamento do e-consumidor neste texto, mostrou-se entre outras coisas, esta em conformidade com o referido modelo. Os resultados mostram entre outras coisas, que o e-consumidor ao comprar ingressos pela internet, tem preocupacao com o contexto em que esta inserido. Percebe-se claramente a influencia que os amigos exercem sobre o consumidor, sendo, por vezes, bastante decisivo na hora da realizacao da compra. Estando assim, coerente com a teoria de comportamento de consumidor, quando autores renomados afirmam que o consumidor e um ser social, que vive em grupos e que buscara comprar e consumir produtos e servicos que agradarao aos grupos aos quais pertencem. Os e-consumidores , apresentam tendencia de compra no mesmo conjunto de lojas. Os autores Bamossy e Seenik (1995), ja haviam afirmado que boa parte dos entrevistados so compravam ingressos para eventos em lojas virtuais conhecidas. Sendo esta uma caracteristica de consumo quase consensual entre os demais autores da area. Quarenta por cento dos consumidores entrevistados concordam que o servico de entrega, bem como o preco do site, influenciam suas decisoes de compra. Pode-se dizer tambem que o e-consumidor tem como fator preponderante no processo de decisao de compra pela internet dois motivos: a praticidade e a comodidade desta aquisicao. E ainda, que a tomada de decisao de compra do e-consumidor se parece a tomada de decisao do consumidor de lojas fisicas, ou seja, e feita na loja on-line.

Referência(s)