
SHAZAM! A METAMORFOSE NO IMAGINÁRIO DO HERÓI ENTRE OS JOVENS BRASILEIROS NO SÉCULO XX
2016; Volume: 23; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
1982-1093
AutoresJeferson Wruck, Fausto Alencar Irschlinger,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoObjetivamos demonstrar e refletir sobre as alteracoes nos “tipos” heroicos do imaginario dos jovens brasileiros, desencadeadas pela insercao das historias em quadrinhos norte americanas no mercado nacional, a partir da decada de 1930, e dos desenhos animados de super-herois, apos a decada de 1960. Buscamos compreender como esses personagens, apoiados pelas tecnicas da Industria Cultural, suplantaram os herois tradicionais e disseminaram uma nova imagem, a do super-heroi, introduzindo novas concepcoes sobre o homem, a sociedade e a religiosidade na cultura nacional. Para tanto, trabalhamos com autores que abordam a tematica da formacao do povo e da cultura brasileira, como Darcy Ribeiro e Câmara Cascudo. Conceituamos o Imaginario para a Historia, baseando-se em Pesavento e Silva. Tambem utilizamos Joseph Campbell no campo da psicologia do arquetipo do heroi, alem de Knowless e Irwin, que direcionam um olhar filosofico sobre a ideologia dos personagens dos quadrinhos americanos. As historias em quadrinhos, como uma manifestacao cultural humana, estao carregadas de simbolismos, ora explicitos, ora ocultos. Observamos que, alem de um meio de entretenimento, sao veiculos de ideias e intencionalidades atreladas a uma visao de mundo especifica. Os quadrinhos de super-herois, como produto midiatico americano, participam da penetracao ideologica exercida pelos Estados Unidos sobre o Brasil desde meados do seculo passado. Atualmente, podemos apontar os efeitos de sua influencia na sociedade brasileira como indutores de consumo e a alta identificacao do publico nacional com seus simbolos e historias.
Referência(s)