Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A Segunda Tela e a Mudança de Estratégia nos Pronunciamentos de Dilma Rousseff no Segundo Mandato

2016; University of Santiago de Compostela; Volume: 2; Linguagem: Português

10.15304/marco.2.2903

ISSN

2444-6459

Autores

Alexandre Costa,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

O artigo tem o intuito de discutir a mudança de estratégia da presidente Dilma Rousseff nos pronunciamentos em Cadeia Nacional de Rádio e Televisão (CNRT). Após discursar no dia 8 de março de 2015, houve manifestações que ficaram conhecidas como “panelaços” em várias capitais brasileiras. Como estratégia de marketing, a presidente, então, decidiu fazer o pronunciamento seguinte, no Dia do Trabalhador (1º de Maio) em vídeos gravados na internet. A partir destes fatos, o artigo faz uma discussão teórica e conceitual da interface mídia e política, do personalismo, representação política, da imagem e do espetáculo em tempos de forte engajamento digital, a partir do fenômeno da Segunda Tela.

Referência(s)