Artigo Produção Nacional

Using self- organizing ​​map on market segmentation and groups validation with structural equation modeling: an application in mobile communication services.

2016; Volume: 13; Linguagem: Português

10.5748/9788599693124-13contecsi/ps-3819

ISSN

2448-1041

Autores

Gutembergue Soares da Silva, André Pedro Fernandes Neto, Teà filo Câmara Matozzo, José Alfredo Ferreira Costa,

Tópico(s)

Technology Adoption and User Behaviour

Resumo

Pesquisa de mercado na estruturação de grupos de clietes para identificar o perfil deste mercado, com objetivo de possibilitar aos profissionais do setor o desenvolvimento de estratégias de marketing mais apropriadas as características de cada grupo. Este estudo utiliza uma abordagem que combina, Mapas Auto-Organizaveis de Kohonen com a técnica de Modelagem de Equaçoes Estruturais (MEE), na aplicação de um problema de segmentaçao de mercado. Um modelo de satisfação na área de comunicação moveis é utilizado com MEE, no contexto de markerting, para mensuração de habitos e atitudes dos clientes, na avaliação do mercado brasileiro de comunicações móveis, examinando também dos efeitos de moderação dos segmentos. Os resultados mostram que a combinação das técnicas se revelou adequada na validação de segmentação com modelos estruturais, tendo sido investigadas as várias características demográficas, fatores socioeconômicos e comportamentais dos clientes, sendo constatado também, efeitos de moderação da segmentação na avaliação da satisfação gerall.

Referência(s)