Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais no Ensino Superior

2016; Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial; Volume: 22; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1413-65382216000200011

ISSN

1980-5470

Autores

Ronaldo Queiroz de OLIVEIRA, Silvana Maria Barros de Oliveira, Natália Almeida de Oliveira, Maria Cristina Soares Figueiredo Trezza, Iara Barbosa Ramos, Daniel Antunes Freitas,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

RESUMO: trata-se de uma revisão integrativa que objetivou analisar a produção científica sobre a educação inclusiva no ensino superior. Os dados foram coletados nas bases de dados Lilacs, Scielo, Cochrane, Medline e PubMed, entre os anos 2005 e 2014, utilizando-se os descritores controlados Special Education, Education Higher, Mainstreaming Education e Disabled Personse e os descritores não controlados Educação Especial, Educação Superior, Inclusão Educacional e Pessoas com Deficiência; Educación Superior, Propensíon Educación, Personas com Discapacidad. A amostra constituiu em 16 artigos. As publicações sobre a educação inclusiva no ensino superior têm sido tênues, demonstrando que ainda há muito a avançar nesse assunto. Conclui-se que o tema educação inclusiva é mais estudado em relação às crianças; as atenções dos estudiosos em relação a pessoas adultas com necessidades especiais envolvem mais a assistência em saúde e não a educação inclusiva no ensino superior.

Referência(s)