
A Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais no Ensino Superior
2016; Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial; Volume: 22; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1413-65382216000200011
ISSN1980-5470
AutoresRonaldo Queiroz de OLIVEIRA, Silvana Maria Barros de Oliveira, Natália Almeida de Oliveira, Maria Cristina Soares Figueiredo Trezza, Iara Barbosa Ramos, Daniel Antunes Freitas,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoRESUMO: trata-se de uma revisão integrativa que objetivou analisar a produção científica sobre a educação inclusiva no ensino superior. Os dados foram coletados nas bases de dados Lilacs, Scielo, Cochrane, Medline e PubMed, entre os anos 2005 e 2014, utilizando-se os descritores controlados Special Education, Education Higher, Mainstreaming Education e Disabled Personse e os descritores não controlados Educação Especial, Educação Superior, Inclusão Educacional e Pessoas com Deficiência; Educación Superior, Propensíon Educación, Personas com Discapacidad. A amostra constituiu em 16 artigos. As publicações sobre a educação inclusiva no ensino superior têm sido tênues, demonstrando que ainda há muito a avançar nesse assunto. Conclui-se que o tema educação inclusiva é mais estudado em relação às crianças; as atenções dos estudiosos em relação a pessoas adultas com necessidades especiais envolvem mais a assistência em saúde e não a educação inclusiva no ensino superior.
Referência(s)