
Infância, Tempo e Experiência: Olhares para a Educação a Partir de “Pinóquio”
2015; UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português
10.15600/2238-121x/comunicacoes.v22n1p41-52
ISSN2238-121X
AutoresCésar Donizetti Pereira Leite, Márcio Danelon,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoResumo O tema da formação do homem tem se constituído em um universo bastante profícuo para as pesquisas na área das ciências humanas.Desde a Grécia clássica, a constituição do homem vem sendo retratada por meio de discursos literários/poéticos, filosóficos, ou romanescos.O tema desse texto versa sobre o processo de constituição do sujeito.Para retratar esse processo, apropriaremo-nos da literatura e do cinema, como discursos possíveis para refletir sobre a formação do homem.Tomaremos a obra As aventuras de Pinóquio, de Carlo Collodi, e o filme Pinóquio, de Benigni, como discursos sobre a formação e constituição do homem.Na primeira parte do trabalho apresentaremos a tipologia do romance proposta por Bakhtin, buscando em Pinóquio as características do romance de formação.Na segunda parte, refletiremos sobre o conceito de educação subjacente na obra.Para isso, faremos um paralelo entre a obra de Collodi com o conceito de educação em Durkheim
Referência(s)