Artigo Acesso aberto Revisado por pares

DIMENSIONES DE LA MOTIVACIÓN DESDE LA PERSPECTIVA DEL ALUMNADO: 20 AÑOS INVESTIGACIÓN

2016; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 20; Issue: 4 Linguagem: Português

10.4025/psicolestud.v20i4.28227

ISSN

1807-0329

Autores

María José Bolarín Martínez, Mónica Porto Currás, Nicolás Martínez Valcárcel, Rosa-María Méndez-García,

Tópico(s)

Student Assessment and Feedback

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar e analisar que dimensões se constituem como fatores de motivação ou desmotivação para a aprendizagem, na matéria de História, do ponto de vista dos estudantes do segundo ano de bacharelado. A informação para responder a estas questões surge de uma linha de investigação iniciada há mais de duas décadas; desde a então foram realizadas diversas coletas de dados por meio de questionários aplicados a 1523 estudantes da Região de Múrcia e entrevistas a 200 estudantes de diferentes cursos universitários, pertencentes às províncias de Alicante, Almería, Barcelona, Múrcia e Sevilla. Os resultados mostram uma constância ao longo dos anos e põem em evidência uma dimensão unida a aspectos relacionais que contribuem, em grande parte, à motivação do alunado para a aprendizagem da História. Assim, o clima da sala e o professor consideram-se como agentes de motivação, sugerindo que um professor capaz de planificar, organizar e propor tarefas longe da metodologia tradicional e mais próximo de criar ambientes dinâmicos, a partir de atividades cooperativas em um clima de confiança, pode contribuir para fomentar o interesse, captar e fazer acordar o gosto pela História, bem como aumentar a qualidade acadêmica.

Referência(s)