Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A BIDOCÊNCIA COMO UMA PROPOSTA INCLUSIVA

2016; Wiley; Volume: 16; Linguagem: Português

10.1111/1471-3802.12123

ISSN

1471-3802

Autores

Vanessa Cabral da Silva Pinheiro, Cristina Angélica de Aquino Carvalh Mascaro,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

A pesquisa refere-se a um estudo que tem como objetivo a inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual no ensino comum por meio do trabalho pedagógico colaborativo. A proposta fundamenta-se sob o viés da bidocência - uma estratégia que tem como princípio a parceria entre os professores da classe comum e da educação especial. A pesquisa resulta da parceria entre pesquisadores da Divisão de Inclusão, setor de uma rede Educação Profissional no estado do Rio de Janeiro - Fundação de Apoio a Escola Técnica (Faetec) e a equipe de uma escola comum desta rede. Investigamos a bidocência em turmas do primeiro ano do Ensino Fundamental, nas quais estão matriculadas três alunas com deficiência intelectual. O estudo fundamenta-se em uma abordagem qualitativa, tendo como metodologia a pesquisa-ação. A relevância do estudo caracteriza-se pela possibilidade de contribuir com alternativas que favorecem a inclusão de alunos com deficiência intelectual.

Referência(s)