Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O mundo é um palco: a teatralidade em 'Depois do Ensaio', de Ingmar Bergman

2016; Associação de Investigadores da Imagem em Movimento; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português

10.14591/aniki.v3n2.197

ISSN

2183-1750

Autores

Gustavo Ramos de Souza,

Tópico(s)

Visual Culture and Art Theory

Resumo

Quando os teóricos de vanguarda reivindicaram a pureza do cinema em oposição aos excessos de teatralidade que contaminavam a nova arte, ignoravam que o cinema, arte de natureza intermidiática, só teria a enriquecer ao dialogar com o teatro – ainda que fosse preciso esperar que o cinema moderno renovasse a linguagem cinematográfica ao entrelaçar as potências de cada linguagem. Assim, o objetivo deste artigo é analisar o telefilme Depois do ensaio (1984), de Ingmar Bergman, visando, a partir de uma discussão sobre a teatralidade no cinema, demonstrar em que medida Bergman promove um amálgama entre cinema e teatro e dialoga constantemente com a obra do dramaturgo August Strindberg.

Referência(s)