
O ensino de química para alunos surdos e ouvintes: utilizando a experimentação como estratégia didática para o ensino de Cinética Química
1969; National Pedagogic University; Linguagem: Português
10.17227/01203916.3390
ISSN2665-3184
AutoresEvelin Vilela-Ribeiro, Lorenna Silva Oliveira Costa, María Cristina Canavarro, Ana Paula Rocha, Tássia Gabriela Borges, Wesley Fernandes Vaz, Matheus S. Lima‐Ribeiro,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoDe acordo com as pesquisas realizadas, temos observado que ainda não existeuma estratégia didática padrão para ministrar uma aula de química paraestudantes surdos de maneira que eles possam participar e aprender ativamente.Nesse sentido, existem problemas que são frequentemente relatados em relaçãoao ensino de química em espaços inclusivos. Com o intuito de buscar soluções, foicriada uma estratégia didática sobre o tópico de “Cinética Química”, com autilização de quatro experimentos, juntamente com a aula expositiva-dialogada.A estratégia didática foi avaliada a partir da resolução de questionários e criaçãode desenhos. Observamos que essa metodologia auxiliou na visualização dosconteúdos para todos os alunos. Dessa forma, inserimos a utilização dos aspectosvisuais como facilitadora da aquisição de conhecimento científico, ajudando noprocesso de inclusão escolar.
Referência(s)