
Práticas educativas sobre violência contra a mulher na formação de universitários
2016; Conselho Federal de Medicina; Volume: 24; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/1983-80422016242128
ISSN1983-8042
AutoresPatrick Leonardo Nogueira da Silva, Sibelle Gonçalves de Almeida, Aurelina Gomes e Martins, Mônica Antar Gamba, Elaine Alves, Renê Ferreira da Silva,
Tópico(s)Gender, Sexuality, and Education
ResumoResumo Objetivou-se analisar as práticas educativas sobre violência contra a mulher na formação profissional de estudantes universitários. Trata-se de estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa, que incluiu oito estudantes universitários de uma instituição pública. Utilizou-se entrevista semiestruturada, e os depoimentos foram gravados e transcritos na íntegra. O tratamento dos dados se deu por meio da análise de conteúdo. A maioria dos acadêmicos afirmou não ter estudado violência nos cursos de graduação. Por permitirem o desenvolvimento de habilidades para lidar com mulheres violentadas, as práticas educativas do projeto de extensão são significativas para seu aprendizado, contribuindo para a formação acadêmica e profissional, apesar das dificuldades vivenciadas no decorrer dessas atividades. Depreende-se, então, que se deve capacitar acadêmicos e profissionais de forma multidisciplinar para atuar no atendimento a vítimas de violência na comunidade.
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