
HISTÓRIA EM QUADRINHOS PARA ENSINO E PREVENÇÃO DAS DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS
2016; FACULDADE DE MEDICINA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO; Volume: 23; Issue: 2 Linguagem: Português
10.17696/2318-3691.23.2.2016.232
ISSN2318-3691
AutoresTatiane Simplício Sezefredo, F. Murata, Jacqueline Tanury Macruz Peresi, Vânia Del’Arco Paschoal, Heloisa da Silveira Paro Pedro, Susilene Maria Tonelli Nardi,
Tópico(s)Indigenous Health and Education
ResumoIntrodução: As doenças transmitidas por alimentos ocorrem em todo o mundo, representando um crescente problema de saúde pública, que exige novas abordagens para o controle e a prevenção. O ambiente doméstico é passível de maior ocorrência de surtos. A disseminação de informações na comunidade sobre como prevenir essas doenças pode constituir uma ferramenta eficaz na diminuição dos riscos relacionados. Objetivo: Desenvolver uma História em Quadrinhos para o público infanto-juvenil sobre doenças transmitidas por alimentos, com enfoque para aspectos clínicos e ações preventivas. Material e Métodos: Realizou-se uma revisão bibliográfica sobre as informações básicas que deveriam ser abordadas no material. Posteriormente, foram organizadas em um roteiro com eixos temáticos que permearam as informações sobre a doença, principais agentes contaminantes e preven-ção. O conteúdo teórico foi avaliado por especialistas da área, a fim de validá-lo, e a produção artística realizada por profissional da área, no estilo cartoon. Resultados: Produziu-se um GIBI colorido, com seis folhas impressas em frente e verso, em papel reciclável, com frases curtas e desenhos limpos intencionando uma leitura atrativa. Ao final do material acrescentou-se uma folha destacável com orientações sobre preparo, armazenamento e compra dos alimentos para que os estudantes possam levar para casa e multiplicar o conteúdo para amigos e familiares. Conclusão: A ampla utilização do gibi pode contribuir para a disseminação do conhecimento e prevenção das doenças transmitidas por alimentos, seja em sala de aula, como apoio pedagógico, ou em unidades de saúde, para que os profissionais trabalhem o tema em sua comunidade durante ações educativas
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