
Responsabilidade social da educação superior: mapeamento e tendências temáticas da produção científica brasileira (1990-2011)
2016; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 21; Issue: 66 Linguagem: Português
10.1590/s1413-24782016216634
ISSN1809-449X
AutoresAdolfo Ignácio Calderón, Cleber Fernando Gomes, Regilson Maciel Borges,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoRESUMO Este artigo analisa a produção científica sobre a responsabilidade social da educação superior (RSES) com base em teses de doutorado e dissertações de mestrado defendidas no Brasil, de 1990 a 2011. Metodologicamente, é um estudo bibliográfico do tipo estado da arte. Após a construção da linha do tempo da produção científica, levantaram-se as áreas do conhecimento predominantes, as regiões geográficas de origem e a procedência institucional. Identificaram-se três eixos temáticos: gestão universitária, aspectos teórico-conceituais e normativos e formação universitária. No âmbito dos estudos produzidos em mestrados acadêmicos e doutorados, constatou-se que a temática RSES é essencialmente multidisciplinar, que desafia, particularmente, os programas de pós-graduação em administração e em educação, com destaque para estudos sobre a gestão universitária, objetivando não só o bom desempenho no mercado educacional, mas também a formação para o desenvolvimento humano.
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