
A TV PÚBLICA E SEU COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO PÚBLICA: O CASO ESCOLA 2.0
2016; Volume: 4; Issue: 3 Linguagem: Português
10.17564/2316-3828.2016v4n3p69-80
ISSN2316-3828
AutoresSiderly do Carmo Dahle de Almeida,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEntre as invenções mais importantes do século XX, figura a televisão e a programação de sua grade de canais vem exercendo sólida influência no cotidiano das pessoas, especialmente se for examinado seu impacto no que concerne aos aspectos da formação das atitudes, dos valores e dos comportamentos humanos. Esta pesquisa tem por intenção apresentar e analisar o Programa “Escola 2.0”, idealizado e produzido por uma televisão pública - a TV Cultura, da Fundação Padre Anchieta (FPA). Para poder realizar uma produção voltada para um público tão específico, a FPA conta com o Núcleo Cultura Educação, que foi criado para acompanhar os avanços tecnológicos da contemporaneidade, integrando mídias para produzir e disseminar conteúdos na área educacional, cuja metodologia de produção educativa em multimídias é descrita e analisada neste estudo. O Escola 2.0 é resultado de uma política de educação que visa a melhoria na qualidade do ensino e da aprendizagem dentro da escola pública. A pesquisa tem como escopo averiguar criticamente as mensagens veiculadas e foi embasada em três diretrizes, a saber: as linguagens do programa, os seus conteúdos gerais e os seus conteúdos escolares. Com o olhar nas categorias elencadas no objetivo deste trabalho, “Construção de Conhecimento” e “Aprendizagem de Valores”, foram eleitas cinco subcategorias que traduzem efetivamente a preocupação com a qualidade da educação, sendo elas: “Currículo”, “Tecnologia” e “Integração de Saberes” e “Diálogo” e “Liberdade”. Nesse contexto de televisão pública comprometida com a qualidade dos temas escolares, a pesquisadora analisa os episódios apresentados na temporada 2010 do Programa.
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