Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Hermenêutica trágica em Machado de Assis: a redescrição como dimensão de desaprendizagem

2016; Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas; Volume: 9; Issue: 18 Linguagem: Português

10.1590/1983-682120169187

ISSN

1983-6821

Autores

Marcos Namba Beccari,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Resumo É objetivo deste estudo refletir sobre algumas implicações da filosofia machadiana para a educação, especificamente no que condiz ao aspecto hermenêutico-trágico da primeira em relação à dimensão de desaprendizagem da segunda. Para tanto, foram elencados três contos de Machado de Assis – "Cantiga de esponsais", "Um homem célebre” e “Teoria do Medalhão" – a serem analisados sob o prisma de uma "hermenêutica trágica". Em seguida, discuto sobre tal aspecto da filosofia machadiana no âmbito da educação, em especial no que condiz à dimensão de desaprendizagem.

Referência(s)