
Hermenêutica trágica em Machado de Assis: a redescrição como dimensão de desaprendizagem
2016; Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas; Volume: 9; Issue: 18 Linguagem: Português
10.1590/1983-682120169187
ISSN1983-6821
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoResumo É objetivo deste estudo refletir sobre algumas implicações da filosofia machadiana para a educação, especificamente no que condiz ao aspecto hermenêutico-trágico da primeira em relação à dimensão de desaprendizagem da segunda. Para tanto, foram elencados três contos de Machado de Assis – "Cantiga de esponsais", "Um homem célebre” e “Teoria do Medalhão" – a serem analisados sob o prisma de uma "hermenêutica trágica". Em seguida, discuto sobre tal aspecto da filosofia machadiana no âmbito da educação, em especial no que condiz à dimensão de desaprendizagem.
Referência(s)