
Risk Assessment on IT services process management in the Service Desk contract in one Federal Autarchy
2016; Volume: 13; Linguagem: Português
10.5748/9788599693124-13contecsi/rf-3927
ISSN2448-1041
AutoresDaniel Lins Rodriguez, Simone Borges Simão Monteiro,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEste artigo apresenta uma aplicação da avaliação de riscos, com intuito de melhorar e controlar a qualidade do contrato de Service Desk que está compreendido no processo de gerenciamento de serviços de TI em uma Autarquia Federal do Brasil. A estratégia de pesquisa é classificada como um estudo de caso. É utilizada a técnica Failure Mode and Effect Analysis (FMEA) para efetuar a avaliação de riscos utilizando-se de uma pesquisa aplicada com uma análise qualitativa e semi-quantitativa, para priorizar os potenciais riscos e definir ações corretivas e/ou preventiva. A pesquisa está limitada aos 7 (sete) subprocessos de gerenciamento de serviços de TI que fazem parte do levantamento de governança de TI do Tribunal de Contas da União (TCU), que visa a avaliação da situação da governança de TI na administração pública direta e indireta. Na avaliação de riscos obteve-se 5 (cinco) falhas que foram priorizadas e também determinadas ações para eliminar as causas e evitar sua ocorrência.
Referência(s)