Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Discursos e Práticas na Inclusão de Índios Surdos em Escolas Diferenciadas Indígenas

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 41; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/2175-623661084

ISSN

2175-6236

Autores

Marilda Moraes García Bruno, Luciana Lopes Coelho,

Tópico(s)

Indigenous Health and Education

Resumo

Resumo: A interface entre a educação especial e a educação escolar indígena é um campo novo e complexo de investigação, traça fronteiras ainda não definidas entre dois campos de conhecimento em constituição. Este trabalho investigou os discursos acerca da educação diferenciada indígena, educação inclusiva e educação de pessoas surdas, bem como registrou a percepção da efetivação das políticas educacionais na fala dos profissionais que atuam nas escolas indígenas. As análises, além de situar o indígena surdo em uma cultura diferenciada, permitiram identificar as dificuldades, possibilidades e necessidades específicas e de comunicação no ambiente escolar. Os resultados apontaram a necessidade de criação de espaços de diálogo junto à comunidade escolar indígena, para que a questão da educação de pessoas surdas seja discutida e construída coletivamente.

Referência(s)