Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Por um ensino de História referenciado na Educação Popular

2016; National History Association; Volume: 5; Issue: 9 Linguagem: Português

10.20949/rhhj.v5i9.32

ISSN

1806-3993

Autores

Israel Soares de Sousa, Severino Bezerra Silva,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Buscamos refletir sobre a prática do ensino de História no Brasil e suas características eurocêntricas, na tentativa de superação do ensino tradicional e conteudista. Intentamos também analisar a relação entre a perspectiva da história local e o paradigma da Educação Popular. Essa expectativa parte de nossas vivências profissionais, nas quais percebemos que o ensino de história ainda privilegia os grandes fatos e os heróis, deixando de lado a vivência das classes populares. Nesse sentido, o presente artigo se configura como as reflexões teóricas iniciais do nosso doutoramento em educação, que tem como viés metodológico a Pesquisa Participante, a partir da implementação de um projeto didático em História Local e Educação Popular na Escola Estadual Papa Paulo VI, localizada do Bairro de Cruz das Armas, no município de João Pessoa (PB).

Referência(s)
Altmetric
PlumX