Eiji Matsumura: Contribuição Biográfica para a História da Educação no Vale do Ribeira – SP
2014; Volume: 13; Issue: 27 Linguagem: Português
10.15603/1679-8104/ce.v13n27p83-98
ISSN1679-8104
Autores Tópico(s)History of Education Research in Brazil
ResumoO presente trabalho tem por objetivo analisar a biografia de Eiji Matsumura. A partir de tres entrevistas de Historia Oral realizadas com seu filho Matsukaso Matsumura e fontes documentais encontradas no acervo da familia e no museu de Registro KKKK, assim como outras regioes. Pretende-se estudar a vida daquele que foi responsavel por supervisionar as escolas japonesas do Vale do Ribeira, regiao sul do Estado de Sao Paulo, na decada de 1930, do seculo passado. Sabe-se, a partir da bibliografia consultada, que os imigrantes japoneses se destacaram no campo da educacao, construindo, muitas vezes com recursos proprios, escolas com a finalidade de ensinar a lingua patria. Era comum, inclusive, uma aproximacao com o Governo brasileiro a fim de ministrar, em horarios distintos, Curso Normal Primario. Sendo assim, a pergunta que se faz e ate que ponto a trajetoria de vida e profissional do Sr. Matsumura revela a complexidade educacional do Vale do Ribeira e, no sentido contrario, a interferencia desse contexto em sua vida privada. Entre os autores que abordam a imigracao japonesa, destacam-se Hiroshi Saito, Tomoo Handa, entre outros. Alem disso, contou-se tambem com os trabalhos da autora Zeila de Brito Fabri Demartini, pois, alem de trabalhar com a imigracao japonesa, apresenta um metodo de abordagem em Historia Oral semelhante ao utilizado nesta pesquisa. Percebeu-se o claro interesse do governo japones no funcionamento das escolas japonesas centralizadas como maneira de manter viva a cultura e a lingua japonesa no Brasil. Contudo, com a Segunda Guerra Mundial e a interrupcao da educacao estrangeira no pais, todo esse sistema foi desarticulado e as escolas incorporadas pelo Estado. Quanto ao Sr. Matsumura, pelo periodo em que desempenhou a funcao, alem de contribuir para com a centralizacao da educacao japonesa, mantinha viva a vontade de colaborar com a comunidade, fato observado antes mesmo da decada de 1930 pelos documentos analisados.
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