Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O PIOR INIMIGO DA CIÊNCIA: PROCURANDO ESCLARECER QUESTÕES POLÊMICAS DA EPISTEMOLOGIA DE PAUL FEYERABEND NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22600/1518-8795.ienci2016v20n1p97

ISSN

1518-9384

Autores

Felipe Damasio, Luiz O. Q. Peduzzi,

Tópico(s)

Science and Science Education

Resumo

Muitas das objeções à epistemologia de Feyerabend decorrem de interpretações equivocadas das ideias deste autor. Termos e expressões como anarquismo epistemológico, irracionalidade, controle da ciência e tudo vale podem dar a falsa impressão de que os argumentos do autor são caóticos e insustentáveis. Este trabalho discute esses conceitos, contrapondo-se a interpretações equivocadas sobre eles. No âmbito da formação inicial e continuada de professores, esta reflexão pode ser útil tanto para a desconstrução de certas imagens equivocadas sobre a natureza da ciência como para gerar cidadãos mais críticos, e em maior sintonia com conceitos da moderna filosofia da ciência.

Referência(s)