
RELAÇÃO ENTRE MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EMPREENDIDAS NA FEA-USP
2016; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português
10.4270/ruc.2016296-116
ISSN1809-3337
AutoresBianca Misko Braz do Carmo, Tatiana Albanez,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoTendo como referencial a Teoria da Autodeterminacao de Ryan, Connell e Deci (1985), as praticas de ensino sugeridas por Gil (2008) e as competencias do docente sugeridas nas Leis das Diretrizes e Bases da Educacao, buscou-se neste trabalho examinar qual o grau de motivacao dos alunos da Faculdade de Economia, Administracao e Contabilidade da Universidade de Sao Paulo (FEA-USP) e a sua relacao com as praticas pedagogicas empregadas na Instituicao. Utilizou-se como metodo de pesquisa o questionario, o qual foi dividido em tres partes: variaveis de caracterizacao pessoal, Escala de Motivacao Academica (EMA) e Praticas de Ensino na FEA-USP. A amostra analisada compreende todos os alunos matriculados nos cursos diurnos e noturnos da FEA-USP no segundo semestre de 2014 que responderam ao questionario disponibilizado, totalizando 106 alunos. Foram observadas as frequencias das respostas e utilizada a Analise de Correspondencia (ANACOR). Como resultados, verifica-se que o grau de motivacao da amostra se classifica como “Motivacao Extrinseca, Regulacao Integrada”, que e o grau de motivacao mais proximo da motivacao inata. Pela EMA, como aspectos positivos, verifica-se que os alunos acreditam no preparo e na competencia da FEA-USP para se ter uma carreira de sucesso. No entanto, os aspectos educacionais que mais se destacaram sao relativos as atuais praticas de ensino provindas dos professores, com respostas negativas quanto a capacidade de manter os alunos atentos; e quanto a dificuldade identificada em relacao a interdisciplinaridade dos cursos da FEA. Portanto, espera-se que esta pesquisa possa contribuir para o aperfeicoamento da pratica da docencia na FEA-USP, bem como em outras escolas de negocios.
Referência(s)