Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Literatura, infância e espaços escolares - uma instância para reflexão

2016; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 27; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/1980-6248-2016-0111

ISSN

1980-6248

Autores

Rosa Maria Hessel Silveira,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pos-Graduacao em Educacao, Porto Alegre, RS, Brasil. rosamhs@terra.com.br As relacoes entre a literatura, a infância e os espacos escolares tem variado em teor e importância nos diferentes contextos historicos. Frequentemente tais relacoes foram relegadas a segundo plano, subsumidas em rotulos mais gerais, como a “educacao de valores e formacao de pequenos cidadaos” (no inicio da Republica brasileira, por exemplo) ou como o “fomento do gosto pela leitura” (no discurso das ultimas decadas) ou o “uso de recursos didaticos variados” (cliche tambem vigente). Efetivamente, varios sao os prismas pelos quais a literatura para criancas e sua presenca na escola – palco preferencial de sua introducao aos pequenos – podem ser vistas, e uma discussao focalizada nessa conexao torna-se importante, para que nao se obscureca sua especificidade, a partir da qual se podem questionar os cliches acima mencionados. E com o intuito de trazer a baila discussoes teoricas e contribuicoes teorico-metodologicas que contextualizem diversas possibilidades desse imbricamento (literatura – infância – escola) que o presente dossie e proposto. Compoem-no cinco textos de especialistas no tema, os quais, reunidos e articulados, possibilitarao ao leitor e a leitora interessado(a) encontrar elementos teoricos e empiricos que lhe oportunizem uma reflexao atualizada sobre as relacoes existentes, as possiveis e as (in)desejaveis, entre a literatura infantil e a escola do seculo XXI. Inicialmente, cabe-nos apontar que a reflexao sobre qualquer producao cultural ou fenomeno social contemporâneo necessita de uma contextualizacao e – mais – da compreensao de seu estatuto (e suas transformacoes) na dinâmica cultural e social em que se insere. Nao e diferente com a literatura infantil. Para buscar compreende-la em seus liames com o cenario atual, e que Rildo Cosson, em seu estudo “Literatura infantil em uma sociedade pos-literaria: a

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