Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A EDUCAÇÃO EM MUDANÇAS CLIMÁTICAS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR

2016; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 4; Linguagem: Português

10.15628/holos.2016.3950

ISSN

1807-1600

Autores

Carlos Magno, Francisco Alexandre Costa, Gilva Luiz Borba,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Relatórios oficiais sugerem queas emissões de gases de efeito estufa produzidos pelas atividades humanas contribuem para modificar a composição da atmosfera e acelerar as mudanças climáticas. As emissões são geradas em grande parte para atender o consumismo praticado pela sociedade contemporânea. Esse consumismo entre outras características reflete a pouca valorização da dimensão ambiental na educação fornecida a sociedade. Pesquisasindicam queos efeitos das mudanças climáticas podem ser atenuados pela prática de uma educação nessa área somadas a outras pedagogias com propostas para meio ambiente e sustentabilidade. Os caminhos dessa prática educacional centram-se em construir um novo comportamento no modo de consumo da sociedade atual. Alguns países têm exercido ações educacionais na busca por realizar a mitigação na emissão dos gases de efeito estufa e obter melhor adaptação às mudanças climáticas, mas o processo ainda é lento. O artigo examina aspectos necessários para um melhor desempenho de uma educação em mudanças climáticas.

Referência(s)