Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Percepção do uso de sites de compras coletivas ao adquirir cupons de serviços turísticos

2016; Associação Nacional de Pós-Graduação em Turismo; Volume: 10; Issue: 3 Linguagem: Português

10.7784/rbtur.v10i3.1131

ISSN

1982-6125

Autores

Luiz Mendes Filho, Vanessa Araújo Jorge, Otávio Bezerra de Sena Júnior,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

As tecnologias trouxeram novas formas de negócio como foi o caso dos sites de compras coletivas, que são basicamente uma forma de vender na Internet que permite aos consumidores comprar produtos e serviços a preços mais baixos. O presente trabalho analisou a percepção do viajante sobre o uso de sites de compras coletivas para adquirir cupons de serviços turísticos. A pesquisa apresenta caráter quantitativo – exploratório com a utilização do Modelo de Aceitação Tecnológica, para servir de base teórica para verificar a utilização dos sites de compras coletivas para adquirir cupons de serviços turísticos durante uma viagem. Foram coletados 60 questionários válidos com estudantes de uma universidade pública federal do nordeste brasileiro. Utilizou-se um levantamento de dados do tipo survey, com uma amostra não-probabilística por conveniência. Por se tratar de um estudo piloto com uma amostra pequena, os resultados foram verificados através da Modelagem de Equações Estruturais (MEE), utilizando a técnica Partial Least Squares (PLS). A partir da análise, verificou-se que a maioria das pessoas que responderam aos questionários utilizam sites de compras coletivas para adquirir cupons de serviços turísticos. Porém, de acordo com os resultados obtidos, os sites de compras coletivas podem não ser ferramentas fáceis que o ajudem na tomada de decisão em adquirir serviços turísticos.

Referência(s)